News
Loading...

Indianista faz conferência na abertura das aulas de História

O indianista Kaká Werá Jecupé estará na Fundação Santo André neste sábado para a aula inaugural dos cursos de graduação e pós-graduação de História. Jecupé vai falar sobre a cosmovisão da cultura indígena brasileira e como os livros de história contam uma visão distorcida dos índios brasileiros. O indianista é escritor, ambientalista e conferencista de origem tapuia, é fundador do Instituto Arapoty e já fez conferências no Reino Unido, Estados Unidos, Israel, Índia, México e França.

De acordo com Kaká, como é conhecido, a conferência será sobre a situação dos índios na sociedade brasileira. “Vou abordar a história 500 anos depois do descobrimento, onde os povos indígenas estão divididos em três categorias: isolados, rodeados, que vivem próximo aos centros urbanos e os integrados. Esse terceiro grupo passa por maiores dificuldades e por vários desafios”, diz.

O ambientalista relata ainda que a sociedade tem que compreender esta cosmovisão com um modo de narrativa e de ver o mundo. “Deve-se compreender a narrativa fragmentada desse povo, para entender a cultura indígena.”

O indianista nasceu na cidade de São Paulo e seus pais pertenciam aos povos Kaitité (pai) e Kaxixó (mãe), já desaldeados, trabalhadores rurais, saíram de Minas Gerais, onde viviam em uma região na cidade de Montes Claros e foram morar em São Paulo, na zona sul da metrópole próximo a uma aldeia guarani.

O conferencista acompanhou o processo de reconhecimento da demarcação territorial da tribo Guarani de Parelheiros e o movimento de empoderamento da comunidade local. Desta convivência foi acolhido pelo pajé Alcebíades Werá, desta mesma tribo e recebeu o nome guarani de Werá Jecupé e se ofereceu para continuar apoiando-os, principalmente nos aspectos de fortalecimento da cultura.

A palestra acontece às 9h na sala 13 da no Anexo I do prédio da Pós-Graduação. Mais informações no site: www.kakawera.org ou www.fsa.br.

Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário