News
Loading...

As Ciências Sociais e os Desafios do Mundo Contemporâneao

EMENTAS

MINI-CURSO: CIÊNCIAS SOCIAIS E AS AMÉRICAS CONTEMPORÂNEAS
As formas particulares do capitalismo globalizado no Brasil, EUA e América Latina em suas expressões sociais, econômicas e políticas.


O CIENTISTA SOCIAL E...

03/12: CIÊNCIAS SOCIAIS E FEMINISMO – Thaís Lapa
Serão discutidos os temas divisão sexual do trabalho e controle social da sexualidade feminina/da função reprodutiva das mulheres, apontados pela socióloga francesa Danièle Kergoat como os desafios ou disputas centrais nas relações sociais de sexo. Serão abordadas, a partir da perspectiva de imbricação entre classe social e gênero, questões como: desnaturalização das diferenças de gênero na produção e reprodução da vida; separação e hierarquização entre trabalhos femininos e masculinos; condição atual da mulher no trabalho; flexibilidade e precarização do trabalho como fenômenos sexuados; práticas de resistência de trabalhadoras; conciliação entre vida familiar e profissional; trabalho profissional e trabalho doméstico; controle da sexualidade e reprodução feminina X materninade como escolha da mulher enquanto ser social; lutas feministas por direitos reprodutivos.
Thaís Lapa: graduada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Santo André; membro do Cladem-Brasil (Comitê Latino-americano e do Caribe para Defesa dos Direitos da Mulher); analista de projetos sociais da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da PUC-SP.

10/12: CIÊNCIAS SOCIAIS E GLOBALIZAÇÃO – Felipe Saluti Cardoso
A exposição tem como eixo central a análise do desenvolvimento do capitalismo em sua fase contemporânea, mais precisamente o processo de acumulação na transição do séc. XX para o XXI, manifestando-se na forma da globalização/mundialização do capital. Isto é, a análise da natureza econômico-social da mundialização financeira e os mecânismo de absorção de valor em diferentes escalas. Portanto, o objetivo é evidenciar as características gerais e as contradições da acumulação capitalista neste momento histórico particular.
Felipe Saluti Cardoso: graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Santo André; professor da rede pública.

10/12: CIÊNCIAS SOCIAIS E TERRITÓRIO – Danilo Amorim
A palestra tem como objetivo problematizar o território enquanto uma das categorias fundamentais da geografia humana na abordagem da relação entre sociedade e natureza. Nesse sentido, evidenciam-se as distintas formas e níveis de apropriação e uso do meio natural e constituição de territorialidades no infinito processo de humanização do homem e do mundo. 
Danilo Amorim: graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Santo André; especialista em Ensino de Geografia pela PUC-SP; mestrando em Geografia pela USP; professor da Unicastelo.



Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário