News
Loading...

Ciclo de Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais

Dias 15/09 e 22/09 – das 09h30 às 12h30 

Atividade gratuita e aberta a todos os interessados "Agronegócio" e luta de classes A expressão "agronegócio" é um instrumento político-ideológico construído pela burguesia agro-industrial no início da década de 1990 com o intuito de exaltar a modernização técnica pela qual vinha passando o campo brasileiro. 

Com vistas a confrontar em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e sua crítica acerca da permanência do latifúndio improdutivo na estrutura agrária brasileira, construiu-se através da academia e dos grandes meios de comunicação uma nova imagem do rural no Brasil, em que se salientavam os ganhos de produtividade, a competitividade no mercado internacional e as perspectivas econômicas que o progresso técnico no campo trariam ao país como um todo.

No interior desta disputa ideológica, a burguesia agro-industrial tem avançado crescentemente sobre o senso comum, em uma sólida ofensiva contra todos aqueles que tentem se contrapôr à expansão do mercado de terras e da exploração de commodities agrícolas. A contraposição a tal estado de coisas exige a recuperação de algumas das determinações chave do desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo no campo brasileiro desde 1964 e sua vinculação a algumas das principais transformações da classe trabalhadora subordinada ao capital agroindustrial.

A partir deste debate buscaremos contribuir com o esforço coletivo de construção novos instrumentos teórico-políticos de luta contra a hegemonia do assim chamado "agronegócio".
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário