News
Loading...

Alunos da Fundação participam de intercâmbio na Venezuela


Visita pode oficializar projeto de intercâmbio entre a Universidad Bolivariana de Venezuela e Fundação Santo André.


Um grupo de alunos da Fundação Santo André participou de um intercâmbio cultural na Venezuela, entre os dias 18 e 28 de janeiro. Os estudantes visitaram a UBV (Universidad Bolivariana de Venezuela) e entregaram ao reitor um projeto que visa o intercâmbio de cooperação da Fundação Santo André, junto à universidade sul-americana. O intercâmbio trata-se de um projeto de Extensão Universitária com objetivo de estimular os estudantes e pesquisadores do NELAN (Núcleo de Estudos Latino-Americanos) a conhecer a situação econômica, social e política do país sul-americano, bem como realizar um intercâmbio acadêmico e cultural com universidades públicas.
Durante a viagem os alunos conheceram importantes monumentos e locais da história da Venezuela, além de conhecerem sobre a luta pela independência conduzida por Simón Bolívar (“O Libertador”) e a contribuição do pensamento de Simón Rodrigues e Ezequiel Zamora para o desenvolvimento da chamada “Revolução Bolivariana”, processo de transformação política e social que teve início com a vitória de Hugo Chávez nas eleições de 1998.
Os estudantes que participaram do intercâmbio foram: Alessandra Santos Fiochi (Administração), Jéssica Bezerra da Silva (Relações Internacionais), André Dutra (ex-aluno de Relações Internacionais) e Marcel Machiniski Pinto e Silva (ex-aluno de Relações Internacionais). André, Alessandra, Jéssica e Marcel entregaram em mãos para o Reitor da UBV um projeto de intercâmbio e cooperação elaborado pelo prof. Dr. Marcelo Buzetto que visa estabelecer uma relação institucional entre as duas universidades para assim fortalecer o processo de integração cultural sul e latino-americana.
De acordo com o professor Marcelo Buzetto o convênio de cooperação com a UBV é mais um passo concreto da contribuição do NELAM para o processo de integração latino-americana. “A integração não pode ser pensada só do ponto de vista econômico, e as universidades têm um papel fundamental para mobilizar os estudantes e professores na direção de uma integração que seja também acadêmica e cultural. Precisamos ter iniciativas concretas. Começamos trazendo cônsules de vários países da América Latina para palestras na FSA: Cuba, Equador, Bolívia e Venezuela”, disse.



Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário