News
Loading...

Novo reitor da Fundação Santo André buscará aproximação com FUABC-FMABC



Novo reitor da Fundação Santo André buscará aproximação com FUABC-FMABC
Novo reitor da Fundação Santo André buscará aproximação com FUABC-FMABC
Entre as propostas estão melhorias no acesso ao campus universitário, instalação de estação de metrô nas proximidades e transferência do IML
 Eleito em votação expressiva de alunos, professores e funcionários e indicado pelo prefeito Carlos Grana, o professor de História e Filosofia, José Amilton de Souza, assumirá a Fundação Santo André com agenda repleta de desafios – entre os quais a aproximação com a Fundação do ABC e Faculdade de Medicina do ABC. Historicamente vizinhas, as instituições já registraram parcerias importantes ao longo dos anos, inclusive com as primeiras turmas de Medicina compartilhando espaços acadêmicos da FSA.
Porém, hoje a cumplicidade está centrada praticamente na realização do vestibular unificado e em campanhas isoladas de pós-graduação. “Vejo potencial muito grande a ser explorado pelas instituições. Acredito que temos que trabalhar política permanente para captação de alunos nos 365 dias do ano e não somente em um evento pontual, que é o vestibular”, adiantou José Amilton de Souza em 8 de janeiro, durante visita à Fundação do ABC. O encontro visou estreitar laços entre as instituições e apresentar ao então presidente da FUABC, Mauricio Mindrisz, lista de sugestões para possíveis ações conjuntas.
Na relação de propostas, melhorias no acesso aos dois campi e na segurança estão entre as prioridades. “O estacionamento externo é de uso comum da FSA, FMABC e FUABC. Precisamos reivindicar melhoria do transporte público junto às prefeituras de Santo André e São Bernardo, assim como retirar a circulação de ônibus e vans de dentro do campus, a fim de ter melhor controle de quem acessa as instalações e, com isso, melhorar a segurança. Uma sugestão é criar miniestação embaixo das alças do viaduto, que fica em frente às fundações, juntamente com a instalação de um posto da Guarda Municipal. Tais medidas ajudariam a restringir o acesso sem prejudicar a entrada dos alunos, além de melhorar a segurança no entorno”, considera José Amilton, que também propôs a abertura de uma saída de veículos exclusiva no estacionamento da FUABC-FMABC, a fim de dividir o fluxo de carros e melhorar o trânsito.
Ainda no campo do transporte, o futuro reitor acredita que a aproximação entre as fundações e a Faculdade de Medicina do ABC será fundamental para fortalecer as instituições na solicitação de melhorias junto ao poder público. “Vamos reivindicar a inserção no Projeto Banho de Luz da Prefeitura de Santo André, a fim de melhorar a iluminação em todo o espaço coletivos dos dois campi. Além disso, precisamos estar atentos à construção do metrô na região, para que a estação prevista para a região do Bairro Sacadura Cabral / Príncipe de Gales seja nas proximidades das faculdades, a fim de beneficiar não apenas a população local, mas também nossos alunos e funcionários”, exemplifica o futuro reitor.
Para o atual vice-presidente da FUABC, Mauricio Mindrisz, o maior relacionamento com a FSA será amplamente benéfico e “todos sairão ganhando”. Além de concordar com as ideias de José Amilton de Souza, Mindrisz lembrou de outra ação conjunta que certamente será desenvolvida: “Vamos negociar a transferência do Instituto Médico Legal (IML) da Avenida Lauro Gomes. Trata-se de espaço que funciona vizinho às faculdades, mas sem vínculo algum e que poderia ser melhor utilizado”.
Desafios acadêmicos
José Amilton de Souza foi eleito no final de 2013 com cerca de 70% dos votos. Sua campanha focou três grandes questões, que considera os principais problemas hoje da FSA. “Estamos afastados do poder público, da iniciativa privada, terceiro setor e da comunidade em geral. A antiga gestão da Fundação Santo André faz política bastante tímida e sem diálogo. Isolou-se internamente e precisamos mudar isso, buscar apoio externo e estabelecer parcerias”, esclarece o futuro reitor, que acrescenta: “Outros dois pontos centrais que serão trabalhados são a melhoria da infraestrutura e o processo de endividamento da instituição”.
Hoje a Fundação Santo André conta com 8.000 alunos, divididos entre o colégio, pós-graduação e três faculdades: Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FAECO), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL) e Faculdade de Engenharia Eng. Celso Daniel (FAENG). A eleição expressiva da comunidade acadêmica foi ratificada neste início de 2014 pelo prefeito Carlos Grana. A posse de José Amilton de Souza está agendada para 1º de abril.
Data de publicaçãoPublicação: 24/01/2014 -
retirado do site http://www.fuabc.org.br, dia 20 de janeiro de 2014 às 17h45.
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário