News
Loading...

Educação leva aluna de economia ao mestrado da Unesp

Adma ao centro e sua familia após a apresentação do TCC

O desenvolvimento do país depende da educação”, afirmou a presidente da República Dilma Rousseff, em seu programa semanal  “Café com a Presidenta”. A afirmação vai de encontro ao projeto de Adma Murbarch, formanda em Economia da Fundação Santo André, que foi aprovada em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que analisa o PIB (Produto Interno Bruto) da cidade de Londrina com o investimento na educação do município. E não foi só na faculdade que seu trabalho teve reconhecimento, como também na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) onde foi aprovada para cursar mestrado em Economia, para atuar na educação.
Com o projeto intitulado “A influência do Investimento em Educação no crescimento econômico de Londrina no período de 2000 a 2010”, Adma afirma que a Economia está relacionada a tudo na sociedade, e o viés real do desenvolvimento é a educação. Antes de escolher a cidade de Londrina, procurou analisar os dados de municípios da região do ABC, porém, teve dificuldades aos acessos destes dados, pois não constavam no site, e não tinha como fazer parâmetros. “Não localizava todos os orçamentos dos investimentos de cada ano”, disse.
Desta forma, a aluna escolheu a cidade de Londrina, onde sua mãe nasceu. “Constatei que a educação teve influência no desenvolvimento econômico da cidade, peguei os dados e relacionei o PIB  com a educação. Quando se investe em capital humano, aumenta a qualidade de vida do trabalhador”, afirmou.
Para realizar a pesquisa, baseou-se na Teoria do Capital Humano, cuja ideia principal, vai do pressuposto do desenvolvimento econômico, bem como do desenvolvimento do indivíduo. Para isso, coletou vários dados das cidades por meio do IBGE e também do site da cidade. “Ficou constatado que o investimento que o município faz na educação em relação ao PIB da cidade, se reverte em uma sociedade desenvolvida”.
De acordo com a formanda, o trabalho deverá se transformar em um artigo. “Fui orientada pelo professor Eduardo Braga e do professor Vladimir Camilo a transformar este trabalho em um artigo para apresentar em congressos”, informou.
Adma também vai encaminhar a proposta para a prefeitura de Londrina para que os governantes do município paranaense possam aproveitar em políticas públicas. Seu trabalho em breve estará disponível na biblioteca da faculdade.
Mestrado – A proposta de trabalhar com a educação despertou um novo desejo em Adma: ser professora.  “Eu tenho muito interesse em lecionar, quando queremos mudar o mundo precisamos fazer algo. A educação e a economia estão juntas. Como crescer sem investir em educação? Como investir em tecnologia sem ter pessoas capacitadas?  Investir em educação é propor desenvolvimento e capacitação”, respondeu.

Esta inquietação a levou a prestar a prova de mestrado da Unesp. “Pensei que não fosse consegui quando vi estudantes da FGV, USP, entre outras. Foram dois dias de testes, fiz seis provas cansativas. Não acreditei quando recebi um e-mail me comunicando da aprovação, comecei a chorar”, relembrou emocionada.
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário